Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

1° dia

Quinta-feira 7 de Janeiro de 2010,

Faz 3 dias que parto nesta aventura, porém começo hoje a escrever o que foram minhas férias. Parti de Stella Mares (Salvador BA) ás 11h a um percurso para Brasília. No começo da viagem fui no Parati do meu tio Marcos, tivemos pequenos problemas quando erramos o caminho, porém o problema rapidamente foi resolvido e fomos para Lençóis (BA) a 130km/h ouvindo rock internacional antigo seguindo o carro de um outro tio meu, o Marcelo. Ao chegarmos perto de Lençois eu fui pro carro do meu tio Marcelo e o Marcos partiu direto para Brasília como foi antecipadamente programado.
Lençois é uma cidade engraçada, achei ela muito parecida com Pelourinho, as casas tem uma construção antiga dedicada ao turismo com sua imensa cadeia de lojas(descobri posteriormente que era pelo fato de ambas serem tombadas). Ela possui certos traços ruins também, como seus cães sarnentos e bêbados mirrantes que saem pela rua pedindo esmola. Se minha memória não falha, corria um rio por dentro da cidade, um rio com água vermelha!

Ao chegar na cidade estacionamos o carro em um lugar qualquer e começamos a dar uma olhada. Minha tia se interessou por um chinelo feito de borracha de pneu, que de fato era um produto curioso, tinha também amostras de solo onde a lenda diz que é capaz de encontrar aqueles tipos de terra por toda a chapada! Com essa areia as pessoas fazem uma arte aonde se desenha figuras com essa areia dentro de um pote de vidro, é realmente fabuloso! Depois de uma rápida caminhada voltamos ao carro para procurar uma pousada, ela era simples mas com um preço um pouco salgado. Nos espreguiçamos um pouco na cama dura feito um pau e partimos para a primeira aventura, nós fomos para Cachoeirinha. Fomos de carro até certo ponto e então descemos para a trilha, uma trilha de verdade!. Logo no início encontramos um guia meio ranzinza que ofereceu nos levar ida e volta a essa cachoeira por R$10. A trilha era agradável, tinha uma variedade de folhas e flores (bem, eu ainda não estava no espírito de aventura e não notei os arredores, quem ficou com esse papel foram meus tios que paravam todo momento para tirar uma foto ou recolher um galho com folhas secas e quando vi as fotos meu queixo caiu!). Tenho 15 anos e nunca tinha tomado banho de cachoeira, bom, agora posso dizer que já tomei e que é maravilhoso, um "descarrego". Havia rochas por onde caminhávamos e embaixo dela tinha a água então pense em como havia limo! Tive que andar com cuidado, porém quando estávamos em frente a cachoeira a poucos passos de distância eu resolvi levar uma queda de bunda em cima duma pedra (hehehe), não me machuquei e continuamos em frente. Cara, aquilo parecia água de geladeira, mas devido a trilha eu tava com tanto calor que foi até refrescante, havia turistas no rio, talvez alguns gringos, mas todos pareciam ser gente boa. Após o banho de cachoeira entrei no rio (tinha bastantes pedras, me senti um selvagem caminhando nas rochas nuas), encontrei uma pequena rocha solta e com ela escrevi uns caracteres nada importantes nas rochas maiores e depois a coloquei embaixo da cachoeira como uma oferenda a natureza. Ao voltarmos da trilha meu tio pagou a mais para o nosso guia como gesto de caridade.
Almoçamos num restaurante que tinha umas mesinhas do lado de fora e tirando uma baixa quantidade de moscas tivemos um bom almoço. Para lembrar, quem estava no carro do meu tio Marcelo era ele, a esposa Inês, e eu. Voltamos para a pousada, descansamos,
tomamos um banho e fomos realmente conhecer a cidade. Caminhamos pela cidade visitando uma variedade lojas de artesanato, museus, mercadinhos. Devo admitir que minha tia Inês rodava essas lojas de artesanato (e como rodava!), mas foi um passei bem divertido. Voltamos a noite para a pousada e dormimos. Esse foi o 1° dia e assim termino o 3° dia as exatas sexta-feira 8 de Janeiro ás 00:09.

Nenhum comentário: