Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

2° dia



sexta-feira, 8 de janeiro de 2010,

Ainda falta registrar dois dias de viagem, e tenho que me basear pela minha memória. Até agora tenho conseguido um resultado satisfatório, mas não é uma tarefa fácil pois minha memória nunca foi lá das melhores.
No 2° dia de viagem fomos para Andaraí, no caminho havia uma ponte que atravessava um rio, um rio com água vermelha, e nele havia banhistas, pessoas humildes com seus filhos lavando roupas. Estacionamos o carro no acostamento e fomos para esse rio. Passamos por uma pequena trilha (algo já comum nessa viagem) e rapidamente chegamos no rio. Suas águas eram quentes e devido a coloração mal dava para ver o fundo, porém aparentemente o rio era raso com a água chegando no máximo na região da barriga. Ficamos um tempo no rio e depois vestimos roupas secas e partimos. Na estrada encontramos uma loja beira de estrada cujo dono era Elber, comemos umas esfihas que a mulher dele, a Ana Maria, faz. Uma dessas esfihas continha como recheio o mesmo alimento utilizado para gado em tempos de seca, uma experiência dela que por sinal é muito gostoso. Em seguida fomos num passeio a canoa no Marinbús , um pantanal, o nosso remador era um rapaz gente boa chamado de "bombinha", diz ele que lá havia jacaré porém eu não vi nenhum. Tiramos fotos e fizemos vários vídeos. Lembro que havia muitos aguapés aonde pequenos grilos pulavam de uma folha para outra, havia também umas libélulas azuis que voavam a poucos centímetros da superfície do rio. Em certo ponto descemos da canoa e tomamos banho ( a água também era vermelha!), todos estávamos com colete salva-vidas. Quando eu desci da canoa quase que imediatamente tentei boiar naquele rio usando o colete, era uma posição bem confortável, mas logo a corrente do rio me puxou. Bombinha rapidamente disparou na água de tal modo a passar por mim para impedir que eu sumisse na correnteza. Meu tio me instruiu a agarrar os aguapés pois não da pra nadar contra a correnteza de um rio. Depois de um momento de tensão eu consegui, pouco a pouco, sair da zona forte da correnteza.


Após o passeio fomos para a cidade com a pretensão de fazer uma estadia na pousada da Ana Maria cujo nome era "Pousada Sincorá". No caminho deu para visualizar de relance a natureza da cidade que havia umas casinhas com jeito de ser do estilo colonial. Passava um rio (também vermelho) mais ou menos no centro da cidade. Reparamos que não havia tantos vagabundos se comparado a Lençóis. Chegamos na pousada e nos instalamos no nosso quarto que ficava um andar acima. Tomei um banho e depois desci para conhecer a cidade e arranjar o jantar com meu tio e minha tia. Andamos pela cidade, entramos em várias lojas de artesanato, conversamos com a pessoa e em pouco tempo sabíamos mais ou menos aonde ficava tudo na cidade. Jantamos uma pizza numa espécie de pizzaria&lanchonete. Voltamos para a pousada e dormimos pois o dia seguinte jurava começar cedo.

Nenhum comentário: